O Taoísmo do Amor e do Sexo 2
Incrível como este título é de longe o mais acessado no blog!
Acessos de todas as partes do mundo. Por isso resolvi falar um pouquinho mais a respeito.
O Tao existiu na China antiga, antes da instituição do patriarcado... quando o feminino era considerado força propulsora de vida e longevidade, e as mulheres eram consultoras dos imperadores.
Pois então, vamos lá.
O Tao sugere que todo homem deva desenvolver suas habilidades amorosas de maneira a poder satisfazer e apreciar sua parceira de amor. A "satisfação", no sentido taoísta, não é apenas obtenção de um prazer imediato; seu sentido é mais profundo, bem mais metafísico, envolve o cultivar de uma tranquilidade mútua. Quando o Tao do Amor se refere à "técnica", não se refere apenas à habilidade de estocar e de ejacular de maneira controlada; refere-se também ao desenvolvimento de todos os sentidos para que, dessa maneira, você consiga a verdadeira harmonia de Yin e Yang. Assim, fazer amor não é um simples ato mecânico; é uma experiência total. Um pianista, exímio mestre da técnica do dedilhado, ainda assim não passa de um técnico. Tornar-se-á um artista quando conseguir colocar seus sentidos e imaginação plenos dentro da música que toca. O amor extasiante está bem próximo a isso.
Vou citar hoje, a importância da comunicação entre os casais, ressaltada pelo Tao:
Aprendendo a comunicar
"Além de aprendermos a nos tocar mutuamente, precisamos aprender a nos comunicar um com o outro. O que importa não é bem o que você diz; é como você diz. Em certos aspectos ainda agimos como crianças. Reagimos mais aos sons que às palavras, especialmente no amor.
Freud demonstrou que o comportamento sexual está profundamente enraizado na infância, numa fase em que somos condicionados pelo toque macio e pela voz suave de nossas mães. A voz humana é um instrumento misterioso e maravilhoso! A sua também deveria sê-lo. Durante o amor, o silêncio pode enervar o parceiro, pois pode ser interpretado como falta de interesse ou insatisfação. Não estamos sugerindo, com isso, que você deva engajar-se em diálogos filosóficos; estamos sugerindo apenas que você dê sinais de sua aprovação e satisfação. Eis alguns pontos a serem observados:
1- O silêncio total pode ser interpretado como insatisfação.
2- Evite as palavras e os sons ásperos e negativos. Para ser bem-sucedida, uma sessão de amor exige um clima harmonioso e condescendente.
3- Jamas critique. No amor, a crítica pode causar efeitos devastadores. Por mais viril que seja seu parceiro, perderá a autoconfiança se você o atacar precisamente no seu momento mais vulnerável, isto é, quando está fazendo amor. (Creio que vale para ambos os sexos!)
4- O elogio em voz doce e suave pode realizar verdadeiros milagres."
The Tao of Love and Sex - Jolan Chang
Comentários
Postar um comentário