Postura
Foto: Marcia Luppo
Da esquerda prá direita: Jorge Balbyns, Meire Ribeiro e Rosa Teixeira
Recebi um pedido para escrever sobre postura, então aproveito para falar um pouquinho a respeito.
Na foto acima, agradeço a participação de Jorge Balbyns (bailarino, coreógrafo e diretor), Eu e Rosinha Teixeira, numa aula de Consciência Corporal e Alongamentos para a ANADTV.
Vale lembrar, primeiramente, que a postura depende em partes da imagem corporal que temos de nós mesmos, de autoestima, de nossas atitudes e postura na vida, de uma história de emoções e vivências construída ao longo de nossa existência.
Isso me faz lembrar o famoso livro de Pierre Weiss: O Corpo Fala!
Por outro lado, temos fatores externos como postura de trabalho (cabeleireiros, dentistas, digitadores, etc.) que também influenciam na "construção" da postura corporal.
Ao observarmos uma pessoa, por exemplo, já intuímos algo sobre traços como insegurança, arrogância, leveza, tranquilidade, ansiedade e outros. É só pararmos e observarmos... Atitudes como tom de voz, movimento das mãos, posição do tronco podem revelar algo sobre quem observamos.
Até aqui então, podemos dizer que o processo terapêutico (psicoterapia, terapia corporal, meditação e outros) é essencial, pois a postura é também reflexo do que somos e de como nos sentimos interiormente.
Mas existem também situações externas que de alguma forma determinam nossa corporal. Atividades que requerem posturas não tão adequadas, como os dentistas, no dia-a-dia podem trazer problemas. Dores musculares, tensões, e até dificuldades com a coluna vertebral.
Nestes casos, o melhor é aliviar as tensões com técnicas corporais como massagem, alongamentos, relaxamentos, etc.
Foto: Duda Oliveira
Modelo: Luli Costa
É sempre bom ouvir primeiramente um profissional capacitado e avaliar como se está física e psicologicamente. Se houver problemas, tratar de forma adequada. às vezes são necessários medicamentos, fisioterapia e outros, em casos crônicos.
Se não houver problemas, ótimo!
A manutenção da saúde e prevenção são indicados.
Atividade física regular, boa alimentação, sono, lazer fazem parte de uma vida saudável!
Comentários
Postar um comentário