Diabetes Mellitus e função sexual do homem

Hoje em dia é muito mais comum que antigamente, que se fale de sexo com a parceria sexual, no círculo de amizades, com o médico e porque não: com o Terapeuta Sexual. Muitas informações nos chegam atravéss dessas conversas, das revistas, da televisão e da Internet. Mas como saber o que está realmente correto e o que “serve” para nós?
Hoje vamos procurar esclarecer algumas dúvidas mais freqüentes do homem com Diabetes Mellitus a respeito de sua sexualidade.

Primeiro vamos salientar que a sexualidade humana é complexa e influenciada por vários fatores como: saúde física (diabetes, pressão alta, etc.); estilo de vida (fumo, álcool, sedentarismo, etc.); experiências sexuais; conhecimento sobre sexo (ninguém nasce sabendo fazer sexo); crenças religiosas (o que é certo e o que é errado); fatores psicológicos (estresse, depressão, ansiedade, culpa, etc.); alguns medicamentos e também fatores relacionais (crises conjugais, divórcio).

Muita coisa para cuidar? Pois é, mas vale à pena!!! Uma vez que uma vida sexual satisfatória e feliz também afeta muito mais, podendo trazer: bem-estar geral; auto-estima e confiança em si mesmo; bom-humor; disposição para executar as tarefas do dia-a-dia como educação dos filhos, trabalho e outras.

Mas e quanto à pergunta:
O HOMEM COM DIBETES PODE TER SUA VIDA SEXUAL ALTERADA?

Pode sim, e aqui vão alguns cuidados para sua saúde sexual:
1. Manter os níveis glicêmicos controlados: isso evita complicações como os problemas vasculares e a neuropatia diabética que podem afetar a ereção.
2. Praticar uma atividade física: ajuda no controle glicêmico; melhora o humor; a resistência física além de muitos outros benefícios.
3. Conversar com a parceria sobre sexo: as necessidades, os desejos e as dificuldades são comunicadas, uma vez que há duas pessoas na relação, não é mesmo?
4. Manter uma dieta equilibrada: talvez seja necessária a orientação de um nutricionista para ingerir alimentos saudáveis e que mantenham a glicemia no nível ideal/adequado.

Mas caso você já enfrente algum problema na sexualidade devido ao diabetes, é bom procurar ajuda. Um médico solicita exames para diagnosticar e tratar as possíveis causas orgânicas, enquanto que um Terapeuta Sexual aborda as causas psicológicas e as relacionais citadas acima, bem como fornece informações que contribuem para uma VIDA SEXUAL MAIS SATISFATÓRIA.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Taoísmo do Amor e do Sexo

O Taoísmo do Amor e do Sexo 2

Posições Sexuais