Sexualidade na Gestação e Puerpério

Ontem foi dia de encontrar gestantes, mamães e futuros papais, no SESC Bom Retiro, para trocar ideias e desfazer mitos sobre a sexualidade na gestação e no puerpério.
Ótima iniciativa!!
Vou então, citar algumas perguntas que surgiram durante o encontro, e esclarecê-las. Espero que possa ajudar a quem não pôde estar presente.
E, em breve, teremos outro encontro lá mesmo.


1 - Minha namorada disse que quando ela engravidar, não faremos mais sexo... pois o bebê estará lá... Pode fazer sexo na gestação?
Sim, pode fazer sexo na gravidez! Não há perigo de machucar o bebê e se a gravidez se desenvolver sem problemas, não há nenhuma contra-indicação. O casal passará por alterações nessa área, mas podem descobrir, juntos, novas alternativas para passarem por esse período com qualidade de vida sexual satisfatória. O desejo pode diminuir no início, mas tende a aumentar no segundo trimestre. O corpo feminino estará mais sensível para sentir prazer. No segundo trimestre, a lubrificação surge mais rapidamente e mais abundante, permanecendo assim até o final da gestação. Os orgasmos podem ser mais intensos. O período que vai da 14a até a 28a semana pode ser um momento sexualmente interessante para o casal!!! Já no terceiro trimestre, a disposição para a atividade sexual pode diminuir, mas não acontece com todas as mulheres. Com o aumento do tamanho do abdômen, novas posições sexuais podem ser utilizadas para maior conforto e prazer do casal. O importante é que o casal converse sempre sobre expectativas, experiências e desejos nessa fase tão importante na vida dos dois! Caso precisem de ajuda, um profissional especializado em Sexualidade Humana pode fornecer orientação e informação importantes!


2 - Há diferença entre fazer sexo quando o feto é feminino ou masculino? Eu tive mais libido quando esperava um menino....
Na verdade, não há influência na libido feminina associada ao sexo no bebê. A libido depende de vários fatores: físicos, emocionais, relacionais, sociais e religiosos. E as gestações decorrem de forma distinta numa mesma mulher. Pode ser que numa gestação, que foi planejada, o casal esteja num bom momento e a atividade sexual seja vivida de forma satisfatória. E pode ser que em outra gestação, que não foi planejada, por exemplo, o casal esteja enfrentando dificuldades financeiras, ou de relacionamento, ou de saúde... isso vai interferir na sexualidade do casal, mas não sofre influências do sexo do bebê. Por outro lado, existem mitos sobre isso, e o homem pode se sentir desconfortável de manter relações sexuais com parceira se o feto for masculino ou feminino... e a informação nesse caso pode ajudar. O bebê não sabe que a mãe está fazendo sexo e não entra em contato com o esperma, pois está protegido dentro do útero materno. Estudos mostram que quando o casal tem atividade sexual satisfatória, o vínculo entre o casal pode se fortalecer... a mãe se sente segura, o pai se sente querido e presente, e ambos têm mais condições emocionais para passarem tranquilamente pela gestação e cuidar do bebê, quando esse chegar.


3 - Ainda estou amamentando e não tenho desejo sexual, apesar de gostar muito do meu marido. E mesmo quando estamos nos relacionando sexualmente, não tenho lubrificação. Por que isso ocorre?
Durante a amamentação, um hormônio é liberado para a produção do leite: a prolactina. Esse hormônio pode inibir o desejo sexual de forma acentuada. No entanto, já se sabe que mesmo que a mulher pode iniciar uma atividade sexual mesmo sem desejo espontâneo, e que se for estimulada de maneira satisfatória, o desejo surge e ela pode aproveitar o momento de forma prazerosa. Sabemos também que existem atividades que podem estimular a libido e a intimidade entre o casal: massagens, filmes eróticos, livros com temática erótica, banhos, conversas. Vale investir nisso, ao invés de simplesmente ficar esperando que o desejo apareça. Quanto à dificuldade com a lubrificação, os lubrificantes a base de água podem ser utilizados. E é bom lembrar que esse é um período transitório, mas que o casal pode preservar sua intimidade e se programar para mais momentos juntos.

Espero que as informações sejam úteis para você! Se tiver outras dúvidas, escreva.
Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Taoísmo do Amor e do Sexo

O Taoísmo do Amor e do Sexo 2

Posições Sexuais